quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

A penúltima semana traz astrólogos ao Sarau de Ideias

Um comentário:

  1. Comentário dos astrólogos sobre a peça Pólvora e Poesia:

    Convidados, assistimos e comentamos sobre a peça no Sarau de idéias dia 11/02/2011.
    Nossas observações são relativas ao contexto histórico e à densidade psíquica dos personagens. A liberdade de viver os desejos e quebrar com as regras sociais. Observando a época, o que eles representaram em suas obras, a ruptura de padrões estéticos dentro da poesia... com o olhar astrológico, notamos uma forte relação entre Saturno e Urano, que representam o velho/estruturado e o novo/revolucionário, presentes em casas relevantes do mapa astral dos poetas, revelando ao mesmo tempo o grande psiquismo coletivo de uma época que pedia desesperadamente a liberdade. A arte expressando esse romper, esses conflitos... No texto, o autor fala explicitamente de Saturno, inclusive no final, como se o desfecho fosse atender à sua imposição. Uma cobrança social frente ao "crime" do desejo proibido. Áries e libra - signos tradicionalmente opostos e complementares na astrologia- sendo os signos solares dos poetas envolvidos, mostrou que um projetava a si mesmo, no outro. Enquanto astrólogos na platéia, experimentamos "ver" essa oposição bem como o mapa de cada um deles se desvelando na nossa frente, no palco. Depois, literalmente, o personagem ariano "atira" na "poesia". Muito marcante e feliz a escolha do nome do espetáculo: "Pólvora e Poesia". Um outro ponto importante foi a forte cobrança das personagens ocultas femininas, conflituosas e negadas, em ambos os mapas (Lua e Vênus), projetadas e vividas na homossexualidade pelos poetas. Um primor!
    De curioso, o ator, Talis Castro, que interpretou o libriano Rimbaud, nos falou ao final que é também do signo de Libra! Coincidência?
    Nossos agradecimentos à equipe do "Pólvora e Poesia"pelo convite para uma peça tão marcante, tanto pelo seu conteúdo, como pelo resultado final do trabalho, com o desempenho tão real dos personagens, pelos atores. Mais gratificante ainda foi a receptividade e o acolhimento à astrologia, fazendo perguntas tão relevantes e escutando nossos comentários sobre o mapa astrológico dos poetas da história: Verlaine e Rimbaud. Iniciativas como esta abrem espaço para que a astrologia seja mais conhecida, respeitada e compreendida no dia a dia, pelo que ela é de fato, bem como mostra que o espaço do teatro e das artes continua sinônimo de vanguarda ! Ponto para o teatro e ponto para a astrologia.
    Astrólogos da Central Nacional de Astrologia -CNA- Regional Bahia:
    Chico Pacheco- professor, astrólogo ( 99895517 )
    Denise Dinigre- terapeuta holística,astróloga ( 99254397 )
    Indira Medeiros- terapeuta corporal e sistêmica,astróloga ( 99770129 )
    Gicele Alakija- psicóloga, astróloga, coordenadora da CNA/Bahia ( 99536858 )
    Maria Izabel Madureira- pedagoga, psicopedagoga,astróloga ( 91296690 )

    ResponderExcluir